Faça uma busca interior
É importante que pare para pensar em três perguntas básicas: quem é, o que é que quer e o que o/a faz feliz. Sem analisar estas três variantes não vai conseguir atingir o seu objetivo. Segundo Karen Elizaga, autora do livro Find Your Sweet Spot, é fundamental “perguntar a si mesmo/a para que tem jeito, no que não é tão bom/boa, o que gosta e odeia fazer. […] É preciso recuar um pouco, ver aquilo que tem à sua frente e só depois olhar o para o mundo e ver quais as oportunidades ideais para si”, remata.

Faça um calendário com os seus objetivos
Não basta definir um objetivo. Também é necessário fazer uma lista com os passos que são necessários dar para que o mesmo se concretize. Segundo Vicki Salemi se o seu emprego de sonho passa por mudar de empresa é necessário mexer-se e começar a sondar a vizinhança. “Três vezes por semana procure novos empregos online e envie os seus currículos […] E todos os meses vá a eventos relacionados com a empresa”. O importante é mexer-se e manter os olhos no objetivo.

Descreva a empresa em que sempre sonhou trabalhar
Para Heather Huhman, especialista em carreiras, é necessário “decidir que empresas é que gostava de trabalhar e que postos de trabalho é que lhe interessam”, de forma a fazer uma triagem dos anúncios que vê todos os dias e da empresas que existem na sua cidade. Por exemplo, o salário que pretende receber, as regalias que lhe vão oferecer e a localização da empresa são variantes importantes em que deve pensar e manter em mente antes de mandar um currículo.

Mantenha o positivismo
Não desanimar e manter a esperança são fatores importantes quando se está em busca de algo com que sempre se desejou. “Fale do seu emprego de sonho como se fosse algo inevitável que vai acontecer na sua vida”, aconselha Karen Elizaga. É necessário manter a calma e não desmoralizar se as coisas não acontecerem no timing pretendido.

Mantenha a organização
Elabore uma lista de todos os empregos a que já se candidatou e os que a ainda se pretende candidatar. Para além disso tome nota do feedback que vai recebendo dos currículos que foi enviando e das entrevistas a que tem ido nos últimos tempos. É uma forma prática de não se afastar dos objetivos que traçou para a sua carreira.

Faça o trabalho de casa
“O facto de ter as ferramentas e experiência necessárias para desempenhar determinado cargo numa empresa, isso não o/a prepara para a competição”, revela Heather Huhman. É necessário que antes de qualquer entrevista faça o seu trabalho de casa e pesquise sobre a organização que se pretende encontrar consigo. O fundamental é que sobressaia no meio da concorrência e os futuros empregadores fiquem com boa impressão sua.

Repense a sua estratégia de conhecer pessoas
Muitas vezes, as pessoas que conhecemos no nosso dia a dia e com quem lidamos diariamente podem ser uma ótima ferramenta para eventuais oportunidades de emprego. “Se passa demasiado tempo em eventos da empresa em que não conversa com as pessoas certas, então é tempo de repensar a sua estratégia”, diz Salemi.

 

 

1