Impressionar um recrutador e garantir o seu lugar numa entrevista de emprego nem sempre é uma tarefa fácil. Principalmente, tendo em conta que esta é uma situação onde o nervosismo muitas vezes tende a salientar-se. Se já foi chamado várias vezes para uma entrevista de emprego mas não recebe nenhuma confirmação de que o lugar é seu, conheça alguns erros pode estar a cometer e saiba como contorná-los de forma a causar uma boa impressão e a “conquistar” o recrutador. Leia também as Sete regras de ouro para arrasar numa entrevista de emprego”.

 

1.  Não ir preparado, nem saber nada sobre a empresa

É aconselhável que antes de ir a uma entrevista de emprego faça o seu trabalho de casa. Pesquise informação sobre a empresa a que se candidata e o cargo que quer vir a ocupar, visite o site da empresa e conheça os seus valores. Não se esqueça de que se mostrar um desconhecimento total da empresa onde espera vir a trabalhar será mais difícil criar um impacto positivo junto dos recrutadores. Leia o artigo.

 

  1. Não saber quais são os seus pontos fracos

Este é um dos temas mais abordados durante as entrevistas de emprego e, por isso, deve ir devidamente preparado. Se não conhece as suas fraquezas, peça ajuda a familiares e amigos que poderão apontar-lhe algumas características da sua personalidade. Ao dizer que não tem pontos fracos poderá estar a passar uma imagem pouco transparente de si. Mas atenção: É importante responder com cuidado e não ser demasiado negativo. Poderá pegar em algumas características positivas e exagerá-las para que se tornem negativas. Por exemplo: “Sou demasiado exigente comigo mesmo”. Leia ainda o artigo Saiba como as ‘soft skills’ podem ajudá-lo a encontrar emprego”.

  1. Não ir vestido de acordo com a função/empresa

Causar uma boa impressão numa entrevista de emprego passa também pela forma como vai vestido e se apresenta. Vestir-se de forma adequada e de acordo com os valores da empresa e do cargo a que se candidata é um bom primeiro passo para sentir-se mais seguro durante a entrevista.

  1. Chegar atrasado

Não ser pontual numa entrevista de emprego pode passar uma má impressão ao recrutador. Por isso, é importante chegar a “tempo e a horas”. Informe-se da localização precisa da empresa e tente sair um pouco mais cedo de casa para acautelar algum imprevisto que possa acontecer.

  1. Falar mal de antigos empregadores ou colegas de trabalho

Evite tecer palavras menos positivas sobre os seus antigos empregadores ou colegas de trabalho. Se abandonou recentemente o seu posto de trabalho de uma forma menos favorável e for questionado sobre essa situação é preferível dar uma resposta que não comprometa a sua entrevista de emprego.

  1. Estar muito nervoso

Estar muito nervoso pode comprometer o objetivo de alcançar uma nova oportunidade de emprego. A insegurança dá a entender que está pouco preparado e culminar num discurso pouco claro. Para diminuir o nervosismo prepare-se para a entrevista e treine as questões que podem ser levantadas pelo recrutador, como por exemplo, “Porque se candidatou a este emprego?” ou “Porque pensa que este trabalho é o ideal para si?”, para ter um discurso mais claro e compreensível.

  1. Ser demasiado autoconfiante

Se possui experiência profissional para o lugar a que se candidata isso pode ser um ponto a seu favor. Mas é aconselhável que tenha algum cuidado a salientar os pontos mais importantes da sua carreira, pois o recrutador poderá confundir a sua confiança com arrogância. Para evitar essa confusão realce o valor da equipa com quem trabalhou e enalteça a importância do bom ambiente dentro da sua antiga empresa, por exemplo.

  1. Mentir

Mentir nunca é uma boa opção. Por exemplo: Não refira qualificações que não tem ou que não domina totalmente e jamais diga que é fluente numa língua quando não fala o dialeto. Recorde-se que facilmente um recrutador consegue verificar a veracidade das suas informações.
 

 2